Apresentação

        A FAPEPI é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí. É uma fundação do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico eTecnologia  - SEDET. Os recursos financeiros são assegurados pela Constituição do Estado.l

Instituição

        A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Prof. Afonso Sena Gonçalves” foi instituída pela Lei Nº 4.664, de 20 de dezembro de 1993, dotada de personalidade jurídica de direito público, conforme Lei Complementar Nº 042, de 02 de agosto de 2004, com sede e foro na capital do Estado do Piauí.

 Missão:

        A FAPEPI tem como missão primordial contribuir para o desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado, através do incentivo e fomento a:

* Financiamento de pesquisa científica e tecnológica.

* Concessão de bolsa à pesquisa científica e tecnológica.

* Apoio à capacitação científica e tecnológica.

* Apoio à instalação de infraestrutura científica e tecnológica.

* Apoio à realização de evento científico e tecnológico.

* Divulgação científica e tecnológica.

* Auxílio financeiro a pesquisador.

 Como Atua

* Custea total ou parcialmente projetos de pesquisas individuais ou institucionais, oficiais ou particulares, julgados aconselháveis por seus órgãos competentes.

* Fiscaliza a aplicação dos auxílios liberados e tomar as providências cabíveis, em caso de aplicações irregulares dos recursos.

* Mantém o cadastro das unidades de pesquisa existentes no Estado, de seu pessoal e de infraestrutura.

* Mantém o cadastro das pesquisas no Estado do Piauí.

* Promove estudos sobre o estado geral de pesquisadores, no Estado e País, identificando os campos que devam receber prioridade de fomento.

* Promove o intercâmbio de pesquisadores através da concessão de bolsas de estudos ou de pesquisa, no País e no exterior.

* Promove e subvenciona a publicação e divulgação dos resultados das pesquisas;

* Apoia à realização de eventos técnicocientíficos no Estado.

 Os usuários

- Equipes de pesquisadores de instituições sediadas no Piauí.
- Institutos de pesquisa estaduais e federais, universidades e instituições de ensino superior federais, estaduais, municipais,    públicas e privadas, sem fins lucrativos, que executem atividades de pesquisa científica e tecnológica.
- Órgãos públicos que desenvolvam projetos de pesquisa científica e tecnológica.
- Entidades associativas voltadas para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico.
- Além de fomentar a pesquisa científica e tecnológica, estimula e participa de programas especiais e, associada a outras instituições financiadoras, promove a integração com os setores produtivos, em especial, com a pequena e média empresa.